A Simples Consultoria trabalha primariamente com Plone, portanto as descrições a seguir se referem às ferramentas, e configurações, mínimas para uma estação de trabalho produtiva.
Para o trabalho diário precisamos de um ambiente propício ao desenvolvimento de aplicações web. Seja você desenvolvedor ou designer, usando Windows, MacOS, BSD ou Linux as ferramentas abaixo DEVEM estar instaladas e configuradas:
Para facilitar a vida de quem trabalha com Windows, disponibilizamos um pacote com os componentes básicos a partir desta url: https://simplesnet.com.br/pacotes/catalogo/windowsbuildoutgoodies/releases/1.0/buildout_windows.zip
Como regra geral é recomendada a instalação de interpretador Python independente do usado pelo sistema operacional.
A prática usada pela comunidade Plone é a compilação de interpretadores a partir de um buildout disponível no repositório Collective. Este buildout permite que vários interpretadores sejam criados e configurados conforme a necessidade do desenvolvedor.
O primeiro passo é baixar este buildout, na raiz da pasta do usuário, diretamente do svn.plone.org:
cd ~/
svn co https://svn.plone.org/svn/collective/buildout/python python
Para adequarmos o buildout as nossas necessidades editaremos o arquivo buildout.cfg existente na raiz da posta python e comentaremos as versões que não serão necessárias
[buildout]
extends =
src/base.cfg
src/readline.cfg
src/libjpeg.cfg
src/python24.cfg
# src/python25.cfg
src/python26.cfg
src/links.cfg
Nota
Neste caso apenas a versão 2.5 não será utilizada.
Usando o Python instalado no sistema – última vez que o usaremos :-) – executamos o buildout para compilar os interpretadores.
python bootstrap.py
./bin/buildout
Após um longo tempo – ao menos no meu 8086 é um longo tempo – você deve ter alguns scripts disponíveis na pasta ~/python/bin/
Usaremos os scripts de virtualenv para a criação de ambientes Python apartados do intepretador do sistema.
Nota
O uso do virtualenv é extremamente recomendado para evitar problemas de conflitos de versão ou dependências entre pacotes Python usados por diferentes aplicações
A criação de novos ambientes Python é simples:
~/python/bin/virtual-env-2.4 --no-site-packages py24
Cria um novo ambiente com Python 2.4 na pasta py24.
Para usar Python 2.6, execute o comando:
~/python/bin/virtual-env-2.6 --no-site-packages py26
Que criará uma pasta py26 com o novo ambiente.
O pacote sc.dev.core é um agregador de outros pacotes Python utilizados para o desenvolvimento de soluções Plone pela Simples Consultoria.
Usualmente o primeiro passo para a instalação do sc.dev.core é a criação de um virtualenv próprio.
Um bom local seria uma pasta simples/dev também na raiz da pasta do usuário.
mkdir -p ~/simples/
~/python/bin/virtualenv-2.4 --no-site-packages dev
Nota
A opção –no-site-packages evita que usemos algum pacote existente no site-packages do python original do virtualenv
O passo seguinte é ativar este virtualenv.
source ~/simples/dev/bin/activate
A instalação do sc.dev.core é feita com o easy_install do virtualenv que acabamos de ativar.
easy_install -U sc.dev.core
Nota
A opção -U garante que mesmo que já tenhamos este pacote instalado procuraremos por uma nova versão e a instalaremos.
Além da sua conta da Simplesnet e da sua conta de e-mail, que são criadas quando da sua contratação, é necessário, para o dia a dia do seu trabalho, a criação de contas em alguns serviços externos.
Nossos repositórios estão hospedados no BitBucket sob a conta simplesconsultoria e para acessá-los é necessária a criação de uma conta no serviço.
Crie sua conta em https://bitbucket.org/account/signup/ e requisite a alguém de nossa equipe de infra a permissão para acesso aos repositórios. Não esqueça de informar qual o seu username.
Crie uma conta no site Plone.org em http://plone.org/@@register. Esta conta permite acesso ao site, criação de conteúdo em algumas áreas do site e, o mais importante, a possibilidade de criar tickets e reportar problemas para os mantenedores do Plone.
Para ver os tickets abertos acesse https://dev.plone.org/plone/report. Este endereço requer usuário e senha ativos no Plone.org.
Para criar um novo ticket a url é https://dev.plone.org/plone/newticket. Preste muita atenção na caixa que lista o componente ao qual o ticket se refere pois esta seleção é essencial ao rápido endereçamento de sua requisição.
Aqui na Simples Consultoria nos sentimos na responsabilidade de não só apontar os problemas mas também resolvê-los. Para tanto precisamos de acesso aos respositórios de código do Plone, que estão divididos da seguinte maneira:
O acesso ao primeiro repositório é restrito ao preenchimento de um documento, o Contributors Agreement, e a um processo de aprovação.
Os dois repositórios seguintes Archetypes e Collective são de uso frequente por nossa equipe, portanto você possuir acesso de commit a eles. O acesso é concedido após a criação de um ticket e a sua categorização como commitaccess.
Informe neste ticket que você deseja acesso ao Collective e que você trabalha na Simples Consultoria e que ajudará na manutenção de produtos existentes neste repositório.
O PyPi (Python Package Index) é o repositório central de pacotes da linguagem Python. Apesar de ser um esforço relativamente recente ele é o local onde as comunidades de produtos desenvolvidos com Python contribuem seus códigos.
A criação de uma conta no PyPi é relativamente simples. Acesse a url de cadastro em http://pypi.python.org/pypi?:action=register_form , preencha o formulário e confirme seu registro ao visitar o link enviado por email.
Após a criação de sua conta, converse com nossa equipe de infra-estrutura para que seu usuário ganhe permissão de acesso (e administração) dos pacotes disponibilizados pela Simples Consultoria.