Instalação

Pytuguês se baseia e é implementado em Python 3. Antes da instalação completa do Pytuguês, é necessário instalar antes algumas bibliotecas adicionais do Python. As instruções de instalação diferem ligeiramente em cada plataforma.

Linux

Você precisa do Python3 e do PyQt5. Existe uma chance razoável que ambos estejam instalados. Se sua distribuição for baseada no Debian/Ubuntu, o comando abaixo garante que todas as bibliotecas necessárias serão instaladas

sudo apt-get install python3-all python3-pyqt5 python3-pyqt5.qsci python3-pyqt5.qtsvg python3-pyqt5.qtwebkit python3-pip

Se quiser apenas fazer a instalação local, o comando fica:

pip3 install pytuga --user

(Ignore a opção –user, caso queira instalar para todos os usuários. Neste caso é necessário executar o comando como sudo.). Uma vez instalado, você pode atualizar a versão do Pytuguês executando:

$ pip3 install pytuga -U --user

O script de instalação salva os arquivos executáveis na pasta ~/.local/bin. e na pasta ~/bin/, se a mesma existir.

Windows

Existem duas opções de instalação no Windows. A primeira funciona somente para o Windows 64bits e consiste em baixar o arquivo auto-executável do tugalinhas. Baixe este arquivo em qualquer lugar do seu computador e execute-o com um clique duplo.

A segunda opção consiste em baixar os pacotes do Python 3.4 e PyQt5 manualmente e realizar a instalação via pip. Para isto, escolha os instaladores correspondentes à sua versão do windows.

64 bits

É importante marcar a opção “Add python.exe to your path” durante a instalação. Isto facilitará a execução do Pytuguês posteriormente. Depois de terminada a instalação, abra o terminal do Windows (Win+R e digite “cmd”) e execute os comandos:

python -m pip install pytuga -U

Se o código anterior não funcionar, provavelmente significa que o Python não está no caminho padrão de procura do Windows. Se este for o caso, é necessário mudar para o diretório onde o Python estiver instalado. Digite:

cd c:\Python34\

Agora repita os comandos anteriores. Se você decidiu instalar o Python em outro caminho, modifique o comando acima para indicar o caminho correto.

Para executar o Tugalinhas, aperte Win+R e digite “tugalinhas” no prompt. Caso isto não funcione (especialmente nas versões mais novas do Windows), procure o executável do tugalinhas na pasta c:\Python34\Scripts\ ou execute o comando python -m tugalinhas do terminal.