Bem vindos à documentação do Pytuguês

Pytuguês

Pytuguês é uma versão da linguagem de programação Python que tenta se aproximar o máximo possível de um pseudo-código em português. A motivação principal em aprender Pytuguês é evitar as barreiras com a língua inglesa quando iniciamos a aprender programação. Uma vantagem do Pytuguês com relação a outras soluções semelhantes é que a transição para uma linguagem de programação de uso comum é bastante suave, já que é possível misturar código Python e Pytuguês no mesmo programa.

A sintaxe da linguagem de programação Python muitas vezes é comparada a um pseudo-código ou algorítimo executável. Ainda que existam alguns recursos sintáticos avançados que certamente violam esta simplicidade, o Python provavelmente é uma das linguagens de programação de uso geral com a sintaxe mais próxima da linguagem natural. Programas em Python frequentemente se assemelham muito a uma descrição (em inglês) do algorítmo que ele implementa. Com o Pytuguês, esta facilidade também se aplica aos falantes da língua de Camões.

Assim como o Python, o Pytuguês é uma linguagem dinâmica que não precisa ser compilada. O código é executado diretamente pelo interpretador ou ainda pode ser criado em modo interativo no estilo REPL (read/eval/print/loop, do inglês loop de ler, avaliar e imprimir). Neste modo, o interpretador executa imediatamente os comandos digitados pelo usuário e já mostra o resultado na tela.

Este pacote instala o “Tugalinhas”, que consiste em um ambiente de programação visual, no estilo da linguagem LOGO e o pytuga, que é o interpretador de Pytuguês. Para começar sua interação com o Pytuguês, execute no prompt $ tugalinhas e digite o comando:

>>> mostre("olá, mundo!")

Boa programação!